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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58617

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Título: O ritmo brega funk e a sua espacialização : um estudo a partir da comunidade do Alto José do Pinho, Recife (PE)
Autor(es): PAZ, Tulio Felipe Silva da
Palavras-chave: Geografia; Brega funk (Música); Território; Passinho dos Maloka; Paisagem cultural; Alto José do Pinho (Recife, PE)
Data do documento: 20-Fev-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: PAZ, Tulio Felipe Silva da. O ritmo brega funk e a sua espacialização: um estudo a partir da comunidade do Alto José do Pinho, Recife (PE). 2024. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: A pesquisa teve como objetivo central analisar a dinâmica territorial promovida pelo ritmo Brega Funk a partir do Alto José do Pinho, bairro da zona norte do Recife. O estudo partiu do pressuposto de incorporar os atores sociais do ritmo em protagonismo de suas ações e decisões. Posto isso, com base na Geografia Cultural Renovada, abordou a utilização simbólica do território, destacando a música como um fator influente na construção de identidades. Explorou a subjetividade da paisagem cultural e os laços afetivos dos sujeitos com o ritmo e o Alto José do Pinho, e os reflexos dessa dinâmica. Em seguida, percorreu as similaridades entre geografia e música, exemplificando como as canções refletem o comportamento das pessoas bregueiras na comunidade descrita. Sobretudo, investigou as vertentes relacionadas ao ritmo, com ênfase no Brega Funk. A análise se concentrou no método qualitativo, por meio de entrevistas que buscam compreender a ascensão do Brega Funk, cujos atores são os MCs e integrantes do Passinho dos Maloka. A dissertação utilizou relatos empíricos obtidos por meio de entrevistas aplicadas a indivíduos ligados ao cenário Brega Funk no Alto José do Pinho. O que visou compreender o sentimento de pertencimento e as múltiplas identidades relacionadas ao território, buscando identificar os fatores que levaram o Brega Funk a atingir outros territórios antes não ocupados. Bem como, discutiu as interferências no cotidiano dos indivíduos inseridos no Brega Funk do Alto José do Pinho e quais perspectivas devem-se observar. Assim, quais práticas foram incorporadas no ritmo bregueiro que rompeu as barreiras físicas do território e a hegemonia cultural na cidade do Recife. Apoiou-se na interpretação dos relatos em consonância com o texto da dissertação para entender as contradições socioespaciais que se configuram no território, trazendo perspectivas para o Brega Funk além do Alto José do Pinho.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58617
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Geografia

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